Relação Intrapessoal e Interpessoal
Muitas vezes ouvimos a seguinte frase: Conviver é uma arte! Não é
verdade? Sim, desde sempre, nas mais diversas sociedades, a convivência sempre
foi um desafio. A busca pelo equilíbrio entre as afinidades, a atração pela
falta delas (o diferente), interesses comuns, enfim uma infinidade de razões e
emoções entra em jogo.
A ideia de desafio foi levada a sério, haveria então a necessidade de
uma competência, uma habilidade que solucionasse ou avaliasse um determinado
conflito. Foi Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard, que
relacionou as múltiplas inteligências do indivíduo, quem classificou entre
essas a inteligência Intrapessoal e Inter pessoal. Ele define inteligência como
a habilidade para resolver problemas (desafios) ou desenvolver (criar) produtos
que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.
Desse conceito, formalizam-se duas competências, que são comumente
avaliadas, amplamente necessárias nas organizações modernas, onde network é
visto como valoroso capital que associa pessoas, relações e comunicação.
Mas o que é habilidade Intrapessoal?
Diretamente relacionada ao autoconhecimento, é a habilidade de controlar
e administrar suas emoções e sentimentos. Esse conhecimento e autocontrole
trabalho em favor do indivíduo, são ferramentas eficazes e positivamente
manifestadas em pessoas com elevada auto-estima e que interagem com
facilidade.O relacionamento intrapessoal refere-se à capacidade do indivíduo de
conhecer a si. Para Gardner, É o reconhecimento de habilidades, necessidades,
desejos e inteligências próprias, a capacidade para formular uma imagem precisa
de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma
efetiva.
Assim, a expressão intrapessoal é a nossa relação com os nossos sonhos,
desejos, angústias, aspirações, emoções e tudo que se refere aos nossos
próprios sentimentos, sejam eles, positivos ou negativos.
È a partir desses estímulos internos, que nos relacionamos com o
externo. É da “conversa” que consigo ter comigo e do conhecimento real das
minhas emoções que exteriorizo, ou seja, que comunico verbal (fala) ou não
verbal (gestos e expressões corporais) e estabeleço meus elos, meus
relacionamentos com as pessoas.
O oposto ao sentimento de conflito é a harmonia, um estado de ordem,
simetria, acordo e conformidade. Pondo em ordem minhas emoções, entro em acordo
com a vida e transmito um estado de paz.
Uma pessoa inteligente no âmbito interpessoal será capaz de manter sua
vida em ordem em qualquer situação e mesmo com lágrimas nos olhos, dizer: Estou
bem e esboçar um sorriso.
E a habilidade interpessoal?
O relacionamento interpessoal refere-se a relação com o próximo, é a
competência através da qual o indivíduo se relaciona bem com as pessoas que
interage. A habilidade necessária para entender e responder adequadamente a
humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas.
O exercício da habilidade interpessoal se dá conhecendo, analisando e
distinguindo sentimentos (intenções, motivações, estados de ânimo) pertencentes
ao outro e controlando sua reação em função destes sentimentos. Essa
compreensão do próximo lhe confere a habilidade de trabalhar eficazmente
com outras pessoas, a competência para trabalhar em equipe, grupos e desejada
ao exercício da liderança.,
As Relações Interpessoais se desenvolvem a partir da interação, do EU x
OUTRO, não sendo um processo solitário.
Esse conhecimento de si, associado ao conhecimento do outro e a
capacidade de exercer empatia, faz do marido e da mulher mais do que a simples
soma de um par, lhe dá o status de casal. Assim, como um grupo de indivíduos
que constroem juntos, motivados e em harmonia de objetivos formam um time ou
uma equipe.
Os relacionamentos produtivos devem ser harmoniosos e prazerosos,
capazes de gerar uma energia adicional que nos leva a uma soma (um todo) maior
que as partes, a chamada SINERGIA.
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A Importância do Relacionamento Intrepessoal no Trabalho
Acredito que boa parte das pessoas ainda convive com esse tipo de
problema na organização onde atua; seria injusto generalizar e falar que todas
as empresas têm algum tipo de conflito interno, causado pelos indivíduos que
interagem diariamente no ambiente de trabalho, mas o fato é que no mundo
empresarial eles existem e podem prejudicar o desempenho da equipe, assim como
os resultados esperados pelas empresas, impactando inclusive no clima
organizacional. Às vezes, os problemas de relacionamento não são visíveis,
ficam mascarados e embutidos intrinsecamente em cada um, onde só podemos
percebê-los por meio de ações, do comportamento e no modo de agir com os outros
membros da equipe.
A necessidade de trocar informações sobre o trabalho e de cooperar com a
equipe permite o relacionamento entre os indivíduos, o que acaba sendo
imprescindível para a organização, pois, as mesmas, valorizam cada vez mais tal
capacidade; o relacionamento interpessoal é, sem sombra de dúvida, um dos
fatores que influenciam no dia-a-dia e no desempenho de um grupo, cujo
resultado depende de parcerias internas para obter melhores ganhos. No ambiente
organizacional é importante saber conviver com as pessoas, até mesmo por ser um
cenário muito dinâmico e que obriga uma intensa interação com os outros,
inclusive com as mudanças que ocorrem no entorno, seja de processos, cultura ou
até mesmo diante de troca de lideranças.
A contribuição dos pares e a forma que eles são tratados ajudam o
colaborador atingir suas metas e desenvolver suas atribuições de maneira
eficaz. Para isso, é necessário saber lidar com a diversidade existente na
empresa, respeitando as diferenças e as particularidades de cada um; com isso,
é possível conquistar o apoio dos demais e fazer um bom trabalho, afinal,
ninguém trabalha sozinho. O papel do gerente nesse processo é de extrema
importância, pois é de sua responsabilidade administrar os conflitos existentes
entre as pessoas do time, e fazer com que o clima interno seja agradável,
permitindo um ambiente sinérgico e que prevaleça a união e a cooperação entre
todos. Essa forma de conduta está relacionada ao estilo de gestão que se aplica
e suas ações, e pode influenciar no desempenho dos liderados; este gestor terá
que dar o exemplo para os demais, saber como falar com seus colaboradores, pois
a maneira com que irá tratá-los poderá refletir no relacionamento entre a
gerência x colaborador e, conseqüentemente, nas metas e objetivos da empresa.
No entanto, sabemos que tem gente que não consegue lidar com pessoas
adversas e com opiniões diferentes da sua, e deixam se levar por uma impressão
negativa sem ao menos procurar compreendê-las e conhecê-las mais
detalhadamente. Outro vilão que pode prejudicar o relacionamento entre os
membros de uma equipe é o mau humor; o que faz com que essas pessoas (mal
humoradas) criem uma espécie de escudo e fiquem isoladas das demais. Isso
impede que seus colegas se aproximem para pedir algum tipo de ajuda, ou até
mesmo para bater um papo.
Essa dificuldade de relacionamento acaba impactando no desempenho de uma
pessoa em relação às tarefas que desenvolve na organização, pois ela irá evitar
a sua exposição e nem sempre poderá contar com alguém para auxiliá-la, e devido
a isso acaba fazendo, na maioria das vezes, seu trabalho de maneira
individualizada. Deixa-se, também, de ouvir opiniões diferentes e de
compartilhar escolhas e alternativas com os demais, o que pode causar certo
risco dependendo da decisão tomada. Em outras palavras, o mau humor certamente
causará prejuízos ao trabalho em equipe e, por tabela, aos resultados em geral.
Quando a empresa enfrenta problemas de relacionamento, a área de
Recursos Humanos junto à gerência tem a missão de sanar a dificuldade o quanto
antes para não comprometer o clima de trabalho. É necessário identificar as
causas para minimizar o efeito que este fator pode gerar, assim como
sensibilizar os colaboradores para que eles não deixem que essa variável
prejudique o desenvolvimento das tarefas, pois os clientes interno e externo
podem não ser atendidos com prontidão e eficácia, resultando em queda na
qualidade do atendimento e na produtividade.
As divergências e as “brigas” internas podem ser resolvidas com um bom
treinamento e atividades grupais, procurando valorizar a integração e focar a
importância de se ter um excelente relacionamento com os membros da equipe. O
gerente também terá que fazer o seu papel, dando apoio, feedbacks e fazendo
coaching com seus colaboradores, evitando, assim, qualquer tipo de atrito que
possa ocorrer futuramente no time. Contudo, isso não depende somente do gestor:
todos terão que estar envolvidos nesse processo. Os funcionários
também têm um papel importante para a construção de uma ambiente saudável, pois
depende de suas condutas e atitudes para acabar com problemas desse tipo.
Para manter um clima agradável e sem manifestação de atritos, é
necessário que as pessoas deixem de agir de forma individualizada e passem a
interagir como uma equipe, promovendo relações amigáveis e fazendo com que cada
um procure cooperar com o outro, mas, para isso, é preciso que cada um faça a
sua parte, pois se todos não estiverem dispostos a contribuir, não iremos chegar
a lugar algum. Pense nisso
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