Relação Intrapessoal e Interpessoal
Muitas vezes ouvimos a seguinte frase: Conviver é
uma arte! Não é verdade? Sim, desde sempre, nas mais diversas sociedades, a
convivência sempre foi um desafio. A busca pelo equilíbrio entre as afinidades,
a atração pela falta delas (o diferente), interesses comuns, enfim uma
infinidade de razões e emoções entra em jogo.
A ideia de desafio foi levada a sério, haveria
então a necessidade de uma competência, uma habilidade que solucionasse ou
avaliasse um determinado conflito. Foi Howard Gardner, psicólogo da
Universidade de Harvard, que relacionou as múltiplas inteligências do
indivíduo, quem classificou entre essas a inteligência Intrapessoal e Inter
pessoal. Ele define inteligência como a habilidade para resolver problemas
(desafios) ou desenvolver (criar) produtos que sejam significativos em um ou
mais ambientes culturais.
Desse conceito, formalizam-se duas competências,
que são comumente avaliadas, amplamente necessárias nas organizações modernas,
onde network é visto como valoroso capital que associa pessoas, relações e
comunicação.
Mas o que é habilidade Intrapessoal?
Diretamente relacionada ao autoconhecimento, é a
habilidade de controlar e administrar suas emoções e sentimentos. Esse
conhecimento e autocontrole trabalho em favor do indivíduo, são ferramentas
eficazes e positivamente manifestadas em pessoas com elevada auto-estima
e que interagem com facilidade.O relacionamento intrapessoal refere-se à
capacidade do indivíduo de conhecer a si. Para Gardner, É o reconhecimento de
habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprias, a capacidade para
formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem
para funcionar de forma efetiva.
Assim, a expressão intrapessoal é a nossa relação
com os nossos sonhos, desejos, angústias, aspirações, emoções e tudo que se
refere aos nossos próprios sentimentos, sejam eles, positivos ou negativos.
È a partir desses estímulos internos, que nos
relacionamos com o externo. É da “conversa” que consigo ter comigo e do
conhecimento real das minhas emoções que exteriorizo, ou seja, que comunico
verbal (fala) ou não verbal (gestos e expressões corporais) e estabeleço meus
elos, meus relacionamentos com as pessoas.
O oposto ao sentimento de conflito é a harmonia, um
estado de ordem, simetria, acordo e conformidade. Pondo em ordem minhas
emoções, entro em acordo com a vida e transmito um estado de paz.
Uma pessoa inteligente no âmbito interpessoal será
capaz de manter sua vida em ordem em qualquer situação e mesmo com lágrimas nos
olhos, dizer: Estou bem e esboçar um sorriso.
E a habilidade interpessoal?
O relacionamento interpessoal refere-se a relação
com o próximo, é a competência através da qual o indivíduo se relaciona bem com
as pessoas que interage. A habilidade necessária para entender e responder
adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas.
O exercício da habilidade interpessoal se dá
conhecendo, analisando e distinguindo sentimentos (intenções, motivações,
estados de ânimo) pertencentes ao outro e controlando sua reação em função
destes sentimentos. Essa compreensão do próximo lhe confere a habilidade
de trabalhar eficazmente com outras pessoas, a competência para trabalhar
em equipe, grupos e desejada ao exercício da liderança.,
As Relações Interpessoais se desenvolvem a partir
da interação, do EU x OUTRO, não sendo um processo solitário.
Esse conhecimento de si, associado ao conhecimento
do outro e a capacidade de exercer empatia, faz do marido e da mulher mais do
que a simples soma de um par, lhe dá o status de casal. Assim, como um grupo de
indivíduos que constroem juntos, motivados e em harmonia de objetivos formam um
time ou uma equipe.
Os relacionamentos produtivos devem ser harmoniosos
e prazerosos, capazes de gerar uma energia adicional que nos leva a uma soma
(um todo) maior que as partes, a chamada SINERGIA.
Não há posts relacionados.
A Importância do Relacionamento Intrepessoal no
Trabalho
Acredito que boa parte das pessoas ainda convive com esse tipo
de problema na organização onde atua; seria injusto generalizar e falar que
todas as empresas têm algum tipo de conflito interno, causado pelos indivíduos
que interagem diariamente no ambiente de trabalho, mas o fato é que no mundo
empresarial eles existem e podem prejudicar o desempenho da equipe, assim como
os resultados esperados pelas empresas, impactando inclusive no clima
organizacional. Às vezes, os problemas de relacionamento não são visíveis,
ficam mascarados e embutidos intrinsecamente em cada um, onde só podemos
percebê-los por meio de ações, do comportamento e no modo de agir com os outros
membros da equipe.
A necessidade de trocar informações sobre o trabalho e de
cooperar com a equipe permite o relacionamento entre os indivíduos, o que acaba
sendo imprescindível para a organização, pois, as mesmas, valorizam cada vez
mais tal capacidade; o relacionamento interpessoal é, sem sombra de dúvida, um
dos fatores que influenciam no dia-a-dia e no desempenho de um grupo, cujo
resultado depende de parcerias internas para obter melhores ganhos. No ambiente
organizacional é importante saber conviver com as pessoas, até mesmo por ser um
cenário muito dinâmico e que obriga uma intensa interação com os outros,
inclusive com as mudanças que ocorrem no entorno, seja de processos, cultura ou
até mesmo diante de troca de lideranças.
A contribuição dos pares e a forma que eles são tratados ajudam
o colaborador atingir suas metas e desenvolver suas atribuições de maneira
eficaz. Para isso, é necessário saber lidar com a diversidade existente na
empresa, respeitando as diferenças e as particularidades de cada um; com isso,
é possível conquistar o apoio dos demais e fazer um bom trabalho, afinal,
ninguém trabalha sozinho. O papel do gerente nesse processo é de extrema
importância, pois é de sua responsabilidade administrar os conflitos existentes
entre as pessoas do time, e fazer com que o clima interno seja agradável,
permitindo um ambiente sinérgico e que prevaleça a união e a cooperação entre
todos. Essa forma de conduta está relacionada ao estilo de gestão que se aplica
e suas ações, e pode influenciar no desempenho dos liderados; este gestor terá
que dar o exemplo para os demais, saber como falar com seus colaboradores, pois
a maneira com que irá tratá-los poderá refletir no relacionamento entre a
gerência x colaborador e, conseqüentemente, nas metas e objetivos da empresa.
No entanto, sabemos que tem gente que não consegue lidar com
pessoas adversas e com opiniões diferentes da sua, e deixam se levar por uma
impressão negativa sem ao menos procurar compreendê-las e conhecê-las mais
detalhadamente. Outro vilão que pode prejudicar o relacionamento entre os
membros de uma equipe é o mau humor; o que faz com que essas pessoas (mal
humoradas) criem uma espécie de escudo e fiquem isoladas das demais. Isso
impede que seus colegas se aproximem para pedir algum tipo de ajuda, ou até
mesmo para bater um papo.
Essa dificuldade de relacionamento acaba impactando no
desempenho de uma pessoa em relação às tarefas que desenvolve na organização,
pois ela irá evitar a sua exposição e nem sempre poderá contar com alguém para
auxiliá-la, e devido a isso acaba fazendo, na maioria das vezes, seu trabalho
de maneira individualizada. Deixa-se, também, de ouvir opiniões diferentes e de
compartilhar escolhas e alternativas com os demais, o que pode causar certo
risco dependendo da decisão tomada. Em outras palavras, o mau humor certamente
causará prejuízos ao trabalho em equipe e, por tabela, aos resultados em geral.
Quando a empresa enfrenta problemas de relacionamento, a área de
Recursos Humanos junto à gerência tem a missão de sanar a dificuldade o quanto
antes para não comprometer o clima de trabalho. É necessário identificar as
causas para minimizar o efeito que este fator pode gerar, assim como sensibilizar
os colaboradores para que eles não deixem que essa variável prejudique o
desenvolvimento das tarefas, pois os clientes interno e externo podem não ser
atendidos com prontidão e eficácia, resultando em queda na qualidade do
atendimento e na produtividade.
As divergências e as “brigas” internas podem ser resolvidas com
um bom treinamento e atividades grupais, procurando valorizar a integração e
focar a importância de se ter um excelente relacionamento com os membros da
equipe. O gerente também terá que fazer o seu papel, dando apoio, feedbacks e
fazendo coaching com seus colaboradores, evitando, assim, qualquer tipo de
atrito que possa ocorrer futuramente no time. Contudo, isso não depende somente
do gestor: todos terão que estar envolvidos nesse processo. Os funcionários também têm um
papel importante para a construção de uma ambiente saudável, pois depende de
suas condutas e atitudes para acabar com problemas desse tipo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário