Dicas
de segurança para uma boa pilotagem de motocicletas para quem usa no trageto de
trabalho
Este manual foi criado para
ajudá-lo, a zelar pela vida e saúde de todos, bem como a pilotar a Motocicleta
de maneira segura, com consciência preventiva. Visa também diminuir ou eliminar
registros de acidente desta natureza na Agropecuária Schio LTDA.
O motociclista deve ter em mente
dois tipos de segurança. Ativa e Passiva. A mais importante das duas é a Ativa,
porém a Passiva é um complemento da outra.
O QUE É ISSO ?
Você usa capacete, luvas, botas, óculos, roupas de couro e etc... Isso é a SEGURANÇA PASSIVA. Logo, a segurança passiva é tudo aquilo que você usa naturalmente com a intenção de proteger-se de uma queda ou acidente, sem que haja a preocupação de "aprender" alguma técnica ou truque. A SEGURANÇA PASSIVA é normalmente e parcialmente obrigatória por lei. São os equipamentos utilizados.
Você sabe usar bem os freios, derrapar controladamente, domina sua máquina, respeita seus próprios limites de velocidade e experiência, respeita a motocicleta e suas limitações, enfim, respeita o trânsito, sabe como agir em determinadas situações: Isso é a SEGURANÇA ATIVA.
A SEGURANÇA ATIVA é o que salva sua vida no trânsito das cidades, ou nas estradas. Não adianta usar capacete, se você colocar sua cabeça na frente das rodas de um caminhão. Mas o capacete tira você de situações bobas de distração. Ele ajuda a proteger sua cabeça, mas quem a protege é a sua capacidade de não se colocar em situações de risco. O "quente" é não cair.
Você usa capacete, luvas, botas, óculos, roupas de couro e etc... Isso é a SEGURANÇA PASSIVA. Logo, a segurança passiva é tudo aquilo que você usa naturalmente com a intenção de proteger-se de uma queda ou acidente, sem que haja a preocupação de "aprender" alguma técnica ou truque. A SEGURANÇA PASSIVA é normalmente e parcialmente obrigatória por lei. São os equipamentos utilizados.
Você sabe usar bem os freios, derrapar controladamente, domina sua máquina, respeita seus próprios limites de velocidade e experiência, respeita a motocicleta e suas limitações, enfim, respeita o trânsito, sabe como agir em determinadas situações: Isso é a SEGURANÇA ATIVA.
A SEGURANÇA ATIVA é o que salva sua vida no trânsito das cidades, ou nas estradas. Não adianta usar capacete, se você colocar sua cabeça na frente das rodas de um caminhão. Mas o capacete tira você de situações bobas de distração. Ele ajuda a proteger sua cabeça, mas quem a protege é a sua capacidade de não se colocar em situações de risco. O "quente" é não cair.
Lembrar SEMPRE que somos pequenos, já
mostra que você está aprendendo o que é segurança ATIVA. Já demonstra que você
esta adquirindo experiência e maturidade.
No trânsito das cidades, todo o cuidado é pouco. Armadilhas se espalham por todos os lados.Lembre-se: perto dos outros veículos, somos como ratinhos perto de tigres. Apenas uma mordida e "babau"...
No trânsito das cidades, todo o cuidado é pouco. Armadilhas se espalham por todos os lados.Lembre-se: perto dos outros veículos, somos como ratinhos perto de tigres. Apenas uma mordida e "babau"...
Em 92% dos acidentes com motos, os acidentados não freqüentaram o
treinamento essencial. Aprenderam a pilotar com familiares ou amigos.
Freqüentar a aula de condução reduz significativamente o envolvimento em
acidente e também ferimentos mais graves na eventualidade de algum.
“Para todos aqueles que trabalham
ou gostam de moto mas adoram a vida,
algumas dicas nunca são demais. Para evitar acidentes, toda a atenção é pouca.
Velhos conselhos eram tão certos que acabaram transformando-se em artigos do
Código de Trânsito.”
Item que todo motociclista deve
levar em consideração
Vamos começar dizendo que a motocicleta é um equipamento muito seguro, desde que se tenha consciência do que se está fazendo e como se a está conduzindo. Muitos têm como resposta para um acidente, de que foi culpa da moto. A pobre coitada muitas das vezes não tem nada com isso. Portanto abaixo iremos colocar alguns itens muito importantes para a segurança do motociclista.
Mantenha o farol sempre ligado na luz baixa
mesmo de dia, mas bem regulado para não atrapalhar a visão dos outros
motoristas. Como a motocicleta é um veículo pequeno, isso torna o motociclista
mais visível, e ajudará os outros
veículos a notarem sua presença no trânsito, aumentando sua segurança. Procure usar o centro da pista,
evitando pontos de difícil visão para os motoristas. O que importa é estar
sempre visível para todos em sua volta.
Em dias de chuva a dificuldade de enxergar a moto aumenta. É nos dias de
chuva que os motociclistas correm mais perigo, devido à menor aderência ao solo
e às maiores dificuldades de frenagem.
OBS. No asfalto: Início de chuva é uma das horas
de maior risco de acidente, pois a quantidade de água ainda não foi suficiente
para lavar a pista, e ao se misturar com os resíduos de óleos e poeira forma
uma "borra" muito escorregadia.
Na estrada com chuva, nunca ande sobre a faixa pintada, pois ela é
plástica e escorregadia.
A "confiança" pode levar a um acidente. Nunca deixe de estar
atento ao pilotar sua motocicleta até chegar ao seu
destino, mantendo a sua postura e memorizando o trajeto a seguir. Quando que
algum veículo na sua frente está parado para entrar na estrada de onde vem o
motociclista, não confie no motorista do veículo, reduza a velocidade mesmo
sentindo que o motorista tenha notado a sua aproximação.
Ao trafegar por vias onde veículos estão
estacionados ou houver ônibus parado no ponto, diminua a velocidade e preste
muita atenção, pois pedestres, animais ou até outro motoqueiro podem aparecer
inesperadamente em sua frente.
Equipamentos Essenciais
Calçados fechados: Eles são de grande
importância para que os pés estejam firmes, em uma eventual necessidade de se
colocar o pé no chão.
É proibido o uso de sandálias ou
chinelos ao pilotar motocicletas.
Capacete: Use o capacete com
viseira ou óculos para proteger os olhos. É obrigatório para passageiros e
condutores das motocicletas, ele é o item mais
importante para nossa segurança, responsável por proteger nossa cabeça. Em caso
de queda, se o capacete estiver no cotovelo, pode provocar fraturas múltiplas
no braço, além de não proteger a cabeça que é o local certo para usá-lo. Lugar
de capacete é na cabeça e não no retrovisor ou pendurado no cotovelo. Prenda-o
bem para que ele não escape na hora que mais precisa dele. Se a viseira
ficar muito arranhada ou impossível de limpar troque-a por uma nova. Não dirija
com a viseira embaçada. Proteja sua visão da projeção de corpos estranhos para
dentro de suas vistas, isso pode trazer problemas indesejáveis.
Use sempre capacete, mesmo em curta distância.
Muitos acidentes acontecem perto de casa.
Lembre-se: “É Melhor perder um minuto de
sua vida, do que perdê-la em um minuto”.
Também com a intenção de prevenir
acidentes, são descritos abaixo alguns itens importantes que comprometem a
segurança tanto do motociclista quanto à das pessoas que estão a nossa volta.
Existem várias categorias de motoqueiros. Há aqueles que utilizam a moto
para o trabalho e aqueles que preferem esse tipo de veículo para passeios. A
maioria dos acidentes acontece com quem tem a moto para o trabalho, porque
essas pessoas entram em uma verdadeira corrida contra o tempo e acabam
cometendo várias imprudências.
Atenção: Tenha sempre atenção com os
motoristas, ciclistas, animais e pedestres que estão à sua volta.
Tome
muito cuidado nas curvas... preste atenção para notar se há presença de água,
óleo ou areia, pedregulhos...
Sempre
ligue o pisca-pisca antes de entrar em caminhos diferentes. Isso aí é
fundamental!!!
Por
último, concentração total. O piloto deve conhecer muita bem sua motocicleta e
seus limites para não perder a atenção. Qualquer deslize pode significar um
acidente.
Segure o Guidom com as duas mãos,
evite manobras perigosas e o exibicionismo.
Frenagem: Acione os freios de forma
progressiva, lembrando sempre que o freio dianteiro representa 70% da eficácia
da frenagem.Em resumo, na hora de frenagem, o ideal é que se utilize sempre
mais o freio dianteiro do que o traseiro.
Velocidade: Reduza a velocidade ao conduzir
em pistas molhadas sob a chuva ou pista de terra. Ao perceber qualquer movimentação
de pessoas ou de veículos reduza a velocidade e dobre as atenções, pois assim,
ficamos com mais segurança em um eventual momento de defesa contra um
acontecimento imprevisto. Mantenha uma velocidade compatível com o local por
onde estiver transitando.
Lembre-se:
A pressa é inimiga do motoqueiro
e amiga do acidente.
Fique atento com surgimentos
inesperados de qualquer coisa em sua frente:
Tratores de meios de filas do
pomar;
Em curvas fechadas;
A
assustar o animal. redobrado:
-o cruzar áreas onde há animais, o cuidado deve ser
Diminua a velocidade;-Fique atento;
-Evite buzinar para não
Dar preferência de passagem aos pedestres
que estiverem na via.
Atenção: Caso esteja transitando atrás de veículo de grande
porte, que este troque de direção, não se arrisque em passar adiante antes que
este veículo esteja em sua lateral, ou seja, deixado uma boa visibilidade da
redor. Pois há risco de surgimento de qualquer coisa em sua frente, podendo
gerar um grave acidente.
Não empreste sua motocicleta, a
responsabilidade é de quem está emprestando.
Estacionar: Estacione a motocicleta em local
firme e plano para evitar quedas.
Pneus: Esvazie um pouco os pneus... Só
um pouco mesmo... Isso vai dar mais
aderência.
Entroncamentos: Sempre antes de olhar se
vem algum veículo nos cruzamentos, lembre-se de olhar como está o caminho por
onde irá passar a motocicleta, pois existe o risco de queda proveniente da
existência de buraco, pedra ou qualquer outra coisa sobre o caminho, que possa
provocar a queda. Reduza a velocidade
ao passar por entroncamentos (mesmo quando a preferencial for sua). Numa
colisão entre carro e a moto não importa quem está certo... o motoqueiro sempre
leva a pior.
Distância: “Quando há um furgão ou outro
veículo que não permita ver o que acontece à frente, é necessário manter uma
distância maior para evitar uma freada brusca ou também surgir sob o veículo á
sua frente qualquer coisa sobre a estrada que possa provocar a queda”. O ideal
é, “manter uma distância segura de qualquer veículo”.
Visão: Quando pilotar em vias urbanas e
estradas, preste atenção nas condições da pista (areia, óleo, água, buracos,
etc.).
Lembre-se:
Faça de conta que é invisível. Não parta do princípio de que os condutores de
veículos conseguem vê-lo. Neste caso é importante fazer uso da buzina.
Antes de qualquer ação, fique visível no
espelho do veiculo a sua frente ou de qualquer veiculo que esteja no
acostamento para que o condutor perceba sua presença. (essa ação evita acidente
graves). A má visibilidade pode causar um acidente
com sérios ferimentos ou morte.
Pedaleiras: São de grande
importância sendo utilizadas para suportar o peso do corpo do piloto conforme a
direção da curva, proporcionando estabilidade, menor inclinação e oferecendo
menor risco de deslizamento e derrapagem durante as curvas. Em terrenos irregulares,
levante-se sobre a pedaleira (mas só um pouquinho) para diminuir o impacto.
CONFIGURAÇÃO E CAUASAS DOS CIDENTES
Para chegar às conclusões, que em seguida apresentamos resumidamente, o
investigador Harry Hurt analisou
primeiro todos os aspectos de 900 acidentes:
·
Nos acidentes que envolviam apenas a moto a falha humana estava sempre
presente. Esta falha traduzia-se nas travagens bruscas ou no excesso de velocidade nas curvas.
·
Em grande parte dos acidentes, o condutor do outro veículo violou o
direito de passagem da moto.
·
A incapacidade de detectar os motociclistas no trânsito é também um
grande problema. Os condutores não viram a moto antes da colisão, ou apenas a
viram quando já era tarde de mais para evitar a colisão.
·
Configuração mais freqüente do acidente: a moto vai em frente quando o
condutor do automóvel vira a esquerda na frente da moto.
·
A maioria dos acidentes envolve viagens em curto espaço (ir a outros
pomares, ir a casa de amigos ou familiares, etc..) e acontecem normalmente
perto do ponto de partida da viagem.
-A falta de atenção normalmente é
a causa mais comum dos acidentes.
Curta a liberdade em andar preserve a vida, “com segurança de moto mais”.
Mauricio Oliveir Técnico seg trab
Fonte WWW.ddsoline
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