sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dicas de segurança para uma boa pilotagem de motocicletas.



Dicas de segurança para uma boa pilotagem de motocicletas para quem usa no trageto de trabalho

Este manual foi criado para ajudá-lo, a zelar pela vida e saúde de todos, bem como a pilotar a Motocicleta de maneira segura, com consciência preventiva. Visa também diminuir ou eliminar registros de acidente desta natureza na Agropecuária Schio LTDA.
O motociclista deve ter em mente dois tipos de segurança. Ativa e Passiva. A mais importante das duas é a Ativa, porém a Passiva é um complemento da outra.
O QUE É ISSO ?
Você usa capacete, luvas, botas, óculos, roupas de couro e etc... Isso é a SEGURANÇA PASSIVA. Logo, a segurança passiva é tudo aquilo que você usa naturalmente com a intenção de proteger-se de uma queda ou acidente, sem que haja a preocupação de "aprender" alguma técnica ou truque. A SEGURANÇA PASSIVA é normalmente e parcialmente obrigatória por lei. São os equipamentos utilizados.
Você sabe usar bem os freios, derrapar controladamente, domina sua máquina, respeita seus próprios limites de velocidade e experiência, respeita a motocicleta e suas limitações, enfim, respeita o trânsito, sabe como agir em determinadas situações: Isso é a SEGURANÇA ATIVA.
A SEGURANÇA ATIVA é o que salva sua vida no trânsito das cidades, ou nas estradas. Não adianta usar capacete, se você colocar sua cabeça na frente das rodas de um caminhão. Mas o capacete tira você de situações bobas de distração. Ele ajuda a proteger sua cabeça, mas quem a protege é a sua capacidade de não se colocar em situações de risco. O "quente" é não cair.
Lembrar SEMPRE que somos pequenos, já mostra que você está aprendendo o que é segurança ATIVA. Já demonstra que você esta adquirindo experiência e maturidade.
No trânsito das cidades, todo o cuidado é pouco. Armadilhas se espalham por todos os lados.
Lembre-se: perto dos outros veículos, somos como ratinhos perto de tigres. Apenas uma mordida e "babau"...
Em 92% dos acidentes com motos, os acidentados não freqüentaram o treinamento essencial. Aprenderam a pilotar com familiares ou amigos. Freqüentar a aula de condução reduz significativamente o envolvimento em acidente e também ferimentos mais graves na eventualidade de algum.
“Para todos aqueles que trabalham ou gostam de moto  mas adoram a vida, algumas dicas nunca são demais. Para evitar acidentes, toda a atenção é pouca. Velhos conselhos eram tão certos que acabaram transformando-se em artigos do Código de Trânsito.”


Item que todo motociclista deve levar em consideração


 
Vamos começar dizendo que a motocicleta é um equipamento muito seguro, desde que se tenha consciência do que se está fazendo e como se a está conduzindo.  Muitos têm como resposta para um acidente, de que foi culpa da moto. A pobre coitada muitas das vezes não tem nada com isso. Portanto abaixo iremos colocar alguns itens muito importantes para a segurança do motociclista. 
Mantenha o farol sempre ligado na luz baixa mesmo de dia, mas bem regulado para não atrapalhar a visão dos outros motoristas. Como a motocicleta é um veículo pequeno, isso torna o motociclista mais visível, e ajudará os outros veículos a notarem sua presença no trânsito, aumentando sua segurança. Procure usar o centro da pista, evitando pontos de difícil visão para os motoristas. O que importa é estar sempre visível para todos em sua volta.
                                               
                                                                          


Em dias de chuva a dificuldade de enxergar a moto aumenta. É nos dias de chuva que os motociclistas correm mais perigo, devido à menor aderência ao solo e às maiores dificuldades de frenagem.

OBS. No asfalto: Início de chuva é uma das horas de maior risco de acidente, pois a quantidade de água ainda não foi suficiente para lavar a pista, e ao se misturar com os resíduos de óleos e poeira forma uma "borra" muito escorregadia.  Na estrada com chuva, nunca ande sobre a faixa pintada, pois ela é plástica e escorregadia.

A "confiança" pode levar a um acidente. Nunca deixe de estar atento ao pilotar sua motocicleta até chegar ao seu destino, mantendo a sua postura e memorizando o trajeto a seguir. Quando que algum veículo na sua frente está parado para entrar na estrada de onde vem o motociclista, não confie no motorista do veículo, reduza a velocidade mesmo sentindo que o motorista tenha notado a sua aproximação.

Ao trafegar por vias onde veículos estão estacionados ou houver ônibus parado no ponto, diminua a velocidade e preste muita atenção, pois pedestres, animais ou até outro motoqueiro podem aparecer inesperadamente em sua frente.




Equipamentos Essenciais
Calçados fechados: Eles são de grande importância para que os pés estejam firmes, em uma eventual necessidade de se colocar o pé no chão.

É proibido o uso de sandálias ou chinelos ao pilotar motocicletas.
Capacete:  Use o capacete com viseira ou óculos para proteger os olhos. É obrigatório para passageiros e condutores das motocicletas, ele é o item mais importante para nossa segurança, responsável por proteger nossa cabeça. Em caso de queda, se o capacete estiver no cotovelo, pode provocar fraturas múltiplas no braço, além de não proteger a cabeça que é o local certo para usá-lo. Lugar de capacete é na cabeça e não no retrovisor ou pendurado no cotovelo. Prenda-o bem para que ele não escape na hora que mais precisa dele. Se a viseira ficar muito arranhada ou impossível de limpar troque-a por uma nova. Não dirija com a viseira embaçada. Proteja sua visão da projeção de corpos estranhos para dentro de suas vistas, isso pode trazer problemas indesejáveis.
Use sempre capacete, mesmo em curta distância. Muitos acidentes acontecem perto de casa.
Lembre-se:É Melhor perder um minuto de sua vida, do que perdê-la em um minuto”.
Também com a intenção de prevenir acidentes, são descritos abaixo alguns itens importantes que comprometem a segurança tanto do motociclista quanto à das pessoas que estão a nossa volta.

Existem várias categorias de motoqueiros. Há aqueles que utilizam a moto para o trabalho e aqueles que preferem esse tipo de veículo para passeios. A maioria dos acidentes acontece com quem tem a moto para o trabalho, porque essas pessoas entram em uma verdadeira corrida contra o tempo e acabam cometendo várias imprudências.

Atenção: Tenha sempre atenção com os motoristas, ciclistas, animais e pedestres que estão à sua volta.
Tome muito cuidado nas curvas... preste atenção para notar se há presença de água, óleo ou areia, pedregulhos...
Sempre ligue o pisca-pisca antes de entrar em caminhos diferentes. Isso aí é fundamental!!!
Por último, concentração total. O piloto deve conhecer muita bem sua motocicleta e seus limites para não perder a atenção. Qualquer deslize pode significar um acidente.

Segure o Guidom com as duas mãos, evite manobras perigosas e o exibicionismo.

Frenagem: Acione os freios de forma progressiva, lembrando sempre que o freio dianteiro representa 70% da eficácia da frenagem.Em resumo, na hora de frenagem, o ideal é que se utilize sempre mais o freio dianteiro do que o traseiro.

Velocidade: Reduza a velocidade ao conduzir em pistas molhadas sob a chuva ou pista de terra. Ao perceber qualquer movimentação de pessoas ou de veículos reduza a velocidade e dobre as atenções, pois assim, ficamos com mais segurança em um eventual momento de defesa contra um acontecimento imprevisto. Mantenha uma velocidade compatível com o local por onde estiver transitando.





Lembre-se:
A pressa é inimiga do motoqueiro e amiga do acidente.

Fique atento com surgimentos inesperados de qualquer coisa em sua frente:

Tratores de meios de filas do pomar;
Em curvas fechadas;

A assustar o animal. redobrado:
-o cruzar áreas onde há animais, o cuidado deve ser
Diminua a velocidade;-Fique atento;
-Evite buzinar para não


Dar preferência de passagem aos pedestres que estiverem na via.



Atenção: Caso esteja transitando atrás de veículo de grande porte, que este troque de direção, não se arrisque em passar adiante antes que este veículo esteja em sua lateral, ou seja, deixado uma boa visibilidade da redor. Pois há risco de surgimento de qualquer coisa em sua frente, podendo gerar um grave acidente.



Não empreste sua motocicleta, a responsabilidade é de quem está emprestando.

Estacionar: Estacione a motocicleta em local firme e plano para evitar quedas.

Pneus: Esvazie um pouco os pneus... Só um pouco mesmo... Isso vai  dar mais aderência.

Entroncamentos: Sempre antes de olhar se vem algum veículo nos cruzamentos, lembre-se de olhar como está o caminho por onde irá passar a motocicleta, pois existe o risco de queda proveniente da existência de buraco, pedra ou qualquer outra coisa sobre o caminho, que possa provocar a queda. Reduza a velocidade  ao passar por entroncamentos (mesmo quando a preferencial for sua). Numa colisão entre carro e a moto não importa quem está certo... o motoqueiro sempre leva a pior.

Distância: “Quando há um furgão ou outro veículo que não permita ver o que acontece à frente, é necessário manter uma distância maior para evitar uma freada brusca ou também surgir sob o veículo á sua frente qualquer coisa sobre a estrada que possa provocar a queda”. O ideal é, “manter uma distância segura de qualquer veículo”.

Visão: Quando pilotar em vias urbanas e estradas, preste atenção nas condições da pista (areia, óleo, água, buracos, etc.).
Lembre-se: Faça de conta que é invisível. Não parta do princípio de que os condutores de veículos conseguem vê-lo. Neste caso é importante fazer uso da buzina.

 Antes de qualquer ação, fique visível no espelho do veiculo a sua frente ou de qualquer veiculo que esteja no acostamento para que o condutor perceba sua presença. (essa ação evita acidente graves). A má visibilidade pode causar um acidente com sérios ferimentos ou morte.

Pedaleiras: São de grande importância sendo utilizadas para suportar o peso do corpo do piloto conforme a direção da curva, proporcionando estabilidade, menor inclinação e oferecendo menor risco de deslizamento e derrapagem durante as curvas. Em terrenos irregulares, levante-se sobre a pedaleira (mas só um pouquinho) para diminuir o impacto.

               
CONFIGURAÇÃO E CAUASAS DOS CIDENTES

Para chegar às conclusões, que em seguida apresentamos resumidamente, o investigador Harry Hurt  analisou primeiro todos os aspectos de 900 acidentes:
·        Nos acidentes que envolviam apenas a moto a falha humana estava sempre presente. Esta falha traduzia-se nas travagens bruscas ou no excesso de velocidade  nas curvas.
·        Em grande parte dos acidentes, o condutor do outro veículo violou o direito de passagem da moto.
·        A incapacidade de detectar os motociclistas no trânsito é também um grande problema. Os condutores não viram a moto antes da colisão, ou apenas a viram quando já era tarde de mais para evitar a colisão.
·        Configuração mais freqüente do acidente: a moto vai em frente quando o condutor do automóvel vira a esquerda na frente da moto.
·        A maioria dos acidentes envolve viagens em curto espaço (ir a outros pomares, ir a casa de amigos ou familiares, etc..) e acontecem normalmente perto do ponto de partida da viagem.

-A falta de atenção normalmente é a causa mais comum dos acidentes.
Curta a liberdade em andar preserve a vida, “com segurança de moto mais”.


Mauricio Oliveir Técnico seg trab


Fonte WWW.ddsoline

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