quinta-feira, 27 de junho de 2013

O que é Ordem de Serviço

O que é Ordem de Serviço



Hoje veremos sobre a importância da Ordem de Serviço nas empresas, o porquê de tê-la,  sobre os princípios básicos, quando deve ser aplicada.
Conheceremos sobre a legislação que a cerca e muito mais, confira.

LEGISLAÇÃO PARA O EMPREGADOR
A NR 1 menciona no item 1.7 letra “B”que oempregador deve elaborar Ordens de Serviço dando ciência aos funcionários a respeito dos riscos no ambiente.
Como podemos observar acima a Ordem de Serviço tem a missão de informar o funcionário sobre os riscos do ambiente. A partir do momento da assinatura do documento, o funcionário não tem mais como alegar que não conhecia o risco do trabalho.
O empregador pode ser multado pela falta de Ordem de Serviço na empresa.

LEGISLAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS
A NR 1 no item 1.8 letra “A” mostra que: Cabe ao funcionário cumprir as normas de Segurança do Trabalho e as Ordens de Serviços emitidas pelo empregador.
Cumprir as normas de Segurança do Trabalho e as Ordens de Serviço é dever do funcionário. Quando o mesmo não cumpre as normas pode sofrer as medidas disciplinares de costume na empresas.
Observação: Nestor por que você falou costume, as medidas disciplinares não são leis?
Ao contrário do muita gente pensa a advertência não é prevista na legislação brasileira. A aplicação de advertência é um costume que já é aceito como lei, mas, não é regulamentada.
Veja mais sobre as medidas punitivas em O que fazer quando o funcionário não quiser usar EPI.

LER ANTES DE ASSINAR
Sou uma pessoa chata, sabe? Toda vez que alguém me dá algo para assinar sempre leio antes. E com a Ordem de Serviço não deve ser diferente.
É preciso que quem esteja aplicando a Ordem de Serviço saiba que ela é um documento de informação dos riscos aos funcionários. Portanto, devemos explicar ao funcionário o que ele está assinando.
Muitas empresas fornecem a Ordem de Serviço para ser assinada logo após o treinamento de integração. Isso é uma atitude inteligente, pois, evita que tenhamos que explicar a Ordem de Serviço ao funcionário uma vez que o mesmo já escutou tudo sobre os riscos no treinamento.
Ordem de serviço, conhecer a  Ordem de Serviço
POR QUE TER A ORDEM DE SERVIÇO NA EMPRESA?
Com base nas legislações que lemos acima podemos afirmar que a Ordem de Serviço é importante tanto para os funcionários quanto para o empregador. É  o resguardo de ambos…

A ORDEM DE SERVIÇO É IMPORTANTE PARA O EMPREGADOR
Dando ciência ao funcionário, o mesmo não pode alegar que não tinha conhecimento das normas de segurança da empresa, e se vê “obrigado” a fazer sua parte.

A ORDEM DE SERVIÇO É IMPORTANTE PARA O FUNCIONÁRIO
Quando o empregador quando emite a Ordem de Serviço está documentando que sabe do risco que o seu funcionário está exposto.
Se ele não fizer nada para minimizar os riscos essa mesma Ordem de Serviço pode ser usada contra ele em uma ação na justiça!

EM QUANTAS VIAS DEVE SER EMITIDA A ORDEM DE SERVIÇO?
Não existe norma quanto a isso. Algumas empresas emitem em duas vias, outras em três vias. Acredito que a emissão em três vias seja mais recomendada, nesse caso ficaria assim:
- Uma via para a empresa;
- Uma via para o funcionário;
- Uma via para o SESMT.

ATUALIZAÇÕES DA ORDEM DE SERVIÇO
A exemplo do que acontece com o PPRA, a Ordem de Serviço deve refletir a realidade da empresa, e a realidade dos riscos da empresa. Não é prudente fazer uma Ordem de Serviço “fantasma”, ela precisa ser real.
Sempre que ocorrerem modificações no ambiente de trabalho, modificações no maquinário, alterações nos riscos, ou qualquer outro tipo de modificação deve ser levado em consideração à necessidade de alterar a Ordem de Serviço.

A ORDEM DE SERVIÇO DEVE SER FEITA POR FUNÇÃO, POR QUÊ?
Cada função tem seu risco especifico. Mesmo as pessoas que trabalham no mesmo ambiente podem estar expostas a riscos diferentes por fazerem funções diferentes e movimentos diferentes. Por isso, cada função deve ter sua Ordem de Serviço específica. Para que cada função e todos os riscos bem como, as medidas de prevenção sejam documentados.

QUANDO DEVE SER ASSINADA A ORDEM DE SERVIÇO?
Deve ser assinada antes de o funcionário iniciar os trabalhos.
Como disse acima, algumas empresas aplicam a Ordem de Serviço após o treinamento de integração. Em outras, o funcionário assina na sala do SESMT ou Departamento de Pessoal após ser explicado a ele todos os procedimentos contidos na Ordem de Serviço.
Se a empresa não forneceu a Ordem de Serviço na admissão pode fazer quando quiser. Sugerimos que seja o mais rápido possível.

QUAL O PROFISSIONAL PODE ELABORAR E ASSINAR A ORDEM DE SERVIÇO?
Normalmente o pessoal do SESMT da empresa elaboram e entregam, até pela facilidade em lidar com os procedimentos de Segurança do Trabalho. Mas, qualquer funcionário que seja um representante do empregador ou ele mesmo podem elaborar, aplicar, e assinar o documento.
O importante mesmo é elaborar e implantar, independente de quem o faça.

COMO FAZER A ORDEM DE SERVIÇO?
Uma Ordem de Serviço bem elaborada tem que conter as características que foram mostradas.
Temos uma postagem onde detalhamos a elaboração da Ordem de Serviço passo a passo, por favor, acesse COMO FAZER A ORDEM DE SERVIÇO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário