terça-feira, 30 de abril de 2013

O que todo técnico de segurança deveria aprender antes de se formar?


O que todo técnico de segurança deveria aprender antes de se formar?

A profissão de técnico em segurança no trabalho é uma das mais exigentes existentes no mercado de trabalho. Não é uma profissão a ser realizada apenas no horário de expediente e sim 24 horas, pois a prevenção corre no sangue. O verdadeiro profissional desenvolve uma visão crítica a ponto de até no horário de lazer identificar uma situação de risco ou um ambiente adequadamente seguro.
O TST deveria ser denominado anjo da guarda, pois o mesmo é responsável em preservar a vida dos trabalhadores, evitando ao máximo que acidentes no trabalho aconteçam; promover sua saúde, pois zela para que os demais não adquiram doenças ocupacionais; é amigo do meio ambiente, estuda meios de preservação ambiental e evita a contaminação do mesmo e por fim promove a promoção intelectual dos funcionários, pois sua função é conscientizar contra os riscos ambientais existentes na edificação e segmento.
O QUE TODO TÉCNICO DE SEGURANÇA DEVERIA APRENDER ANTES DE SE FORMAR
O que todo pretendente da área deve conhecer é que antes de optar pela profissão é importante realizar uma pesquisa de mercado, conhecer todas as funções desse profissional, o que o mercado solicita, as frustrações e sucessos de outros profissionais, piso e teto salarial correspondente e o que está sendo realmente pago.
Após optar por se profissionalizar é importantíssimo se conscientizar de suas responsabilidades – que não são poucas – primeiro lugar e o mais importante, ter amor pela profissão. Gostar de lidar com pessoas, pois o TST está diretamente envolvido com o fator humano.
Após ter essa consciência, nunca parar de estudar, pois tudo está mudando muito rápido e o TST precisa estar antenado a tudo, sempre atualizado. Gostar de ler também é fator determinante para o desenvolvimento de um ótimo profissional.
Conhecer e identificar todos os riscos ambientais é de suma importância, pois é a base do trabalho do TST, as NR´s (Normas Regulamentadoras) precisam ser compreendidas, faz-se necessário buscar cursos extra curriculares para se aperfeiçoar em assuntos específicos como NR 10, CIPA entre outros.
E em quanto estiver em curso, aproveite todos os momentos para adquirir o máximo de conhecimento possível, absorva o que puder dos mestres, suas experiências, conhecimentos, expertises e dedicação.
Se for inibido comece a se desenvolver simulando apresentações, pode ser na frente do espelho mesmo, leia livros sobre oratória e dicas de como se apresentar em público, pois o TST é um profissional exímio em apresentações a todo tipo de público.
Desenvolva seu dicionário, leia também muita literatura que enriqueça seu vocabulário, pois certamente estará diante de várias plateias de linguagem mais humilde até a alta direção que precisa ter uma postura mais formal e firme.
Enfim, é uma profissão maravilhosa, escolha com carinho e seja o melhor profissional, que faça diferença por onde passar e marque história como alguém que contribuiu para que índices terríveis como os de acidentes e doenças no trabalho aqui no Brasil não aumentem a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário