O que todo técnico de segurança
deveria aprender antes de se formar?
A profissão de técnico em segurança no trabalho
é uma das mais exigentes existentes no mercado de trabalho. Não é uma profissão
a ser realizada apenas no horário de expediente e sim 24 horas, pois a
prevenção corre no sangue. O verdadeiro profissional desenvolve uma visão
crítica a ponto de até no horário de lazer identificar uma situação de risco ou
um ambiente adequadamente seguro.
O TST deveria ser denominado anjo da guarda,
pois o mesmo é responsável em preservar a vida dos trabalhadores, evitando ao
máximo que acidentes no trabalho aconteçam; promover sua saúde, pois zela para
que os demais não adquiram doenças ocupacionais; é amigo do meio ambiente,
estuda meios de preservação ambiental e evita a contaminação do mesmo e por fim
promove a promoção intelectual dos funcionários, pois sua função é
conscientizar contra os riscos ambientais existentes na edificação e segmento.
O que todo pretendente da área deve conhecer é que antes de
optar pela profissão é importante realizar uma pesquisa de mercado, conhecer
todas as funções desse profissional, o que o mercado solicita, as frustrações e
sucessos de outros profissionais, piso e teto salarial correspondente e o que
está sendo realmente pago.
Após optar por se profissionalizar é
importantíssimo se conscientizar de suas responsabilidades – que não são poucas
– primeiro lugar e o mais importante, ter amor pela profissão. Gostar de lidar
com pessoas, pois o TST está diretamente envolvido com o fator humano.
Após ter essa consciência, nunca parar de
estudar, pois tudo está mudando muito rápido e o TST precisa estar antenado a
tudo, sempre atualizado. Gostar de ler também é fator determinante para o
desenvolvimento de um ótimo profissional.
Conhecer e identificar todos os riscos
ambientais é de suma importância, pois é a base do trabalho do TST, as NR´s
(Normas Regulamentadoras) precisam ser compreendidas, faz-se necessário buscar
cursos extra curriculares para se aperfeiçoar em assuntos específicos como NR
10, CIPA entre outros.
E em quanto estiver em curso, aproveite todos os
momentos para adquirir o máximo de conhecimento possível, absorva o que puder
dos mestres, suas experiências, conhecimentos, expertises e dedicação.
Se for inibido comece a se desenvolver simulando
apresentações, pode ser na frente do espelho mesmo, leia livros sobre oratória
e dicas de como se apresentar em público, pois o TST é um profissional exímio
em apresentações a todo tipo de público.
Desenvolva seu dicionário, leia também muita
literatura que enriqueça seu vocabulário, pois certamente estará diante de
várias plateias de linguagem mais humilde até a alta direção que precisa ter
uma postura mais formal e firme.
Enfim, é uma profissão maravilhosa, escolha com
carinho e seja o melhor profissional, que faça diferença por onde passar e
marque história como alguém que contribuiu para que índices terríveis como os
de acidentes e doenças no trabalho aqui no Brasil não aumentem a cada ano.
Organização no escritório: como
elaborar um plano de ações
Em um sentido geral, organização é o modo pelo
qual se organiza um sistema. É o processo de reunir recursos físicos e
principalmente humanos essenciais para a execução dos objetivos de uma empresa.
Pode ser definida também como uma combinação de esforços individuais que tem
por finalidade realizar propósitos coletivos.
Dessa forma podemos começar a entender porque a
organização é importante em um local de trabalho. Imagine trabalhar em um local
onde tudo está fora do lugar, onde o espaço físico está mal planejado, onde as
pessoas presentes não conseguem se concentrar diante de tamanha falta de
organização?
Um escritório é um belo exemplo de local que
deve, por obrigação, ser organizado e bem administrado. Mas para que a
organização seja alcançada é necessário planejamento. E de que forma isso é
alcançado?
Através da administração, que é o processo de
planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho usando os recursos disponíveis
para alcançar os objetivos estabelecidos.
Os processos administrativos, ou seja, a forma
pela qual a administração irá auxiliar na manutenção da organização são os
seguintes:
- Planejamento: Consiste na decisão antecipada
do que deve ser feito para que determinado objetivo ou meta seja alcançado.
- Projeto: É um plano de ações onde estarão
contidas todas as ideias do planejamento.
A partir do momento em que o planejamento foi
estipulado e conta em um projeto, a aplicação das ideias fica mais fácil e
passa a ser de entendimento de todos.
Vamos então criar agora um planejamento e um
plano de ações acerca da organização de um escritório.
- Para manter a ordem é necessário se livrar de
tudo aquilo que não é mais necessário. Portanto, remova pelo menos um item
(dentre os seus pertences) que não foi utilizado no mês anterior. Podem ser até
canetas que não funcionam mais. Jogue-as fora.
- Faça um inventário (uma descrição minuciosa de
coisas). Revise todo o material e faça uma lista do estoque. Após essa etapa,
organize todos os itens por categoria. A manutenção dos materiais dessa forma
auxilia muito o dinamismo do trabalho.
- Descarte! Retire papéis sem utilidade das
mesas, esvazie lixeiras, revise os rascunhos para ver se há necessidade de
mantê-los.
- Defina um local para cada coisa. Por exemplo:
canetas, papéis, tesouras, arquivos, agendas, etc. Assim, quando for necessário
utilizar algo, basta procurar no local determinado.
- É essencial também pensar na forma como o
espaço físico é arranjado. De que forma estão dispostos os móveis no ambiente
de trabalho? Da forma como estão te prejudica ou te ajuda? Pense na melhor
maneira de arranjar o espaço para que você ganhe mais tempo e não se perca no
meio do caminho.
- Pense em funcionalidade. Por
exemplo, se é seu trabalho realizar o pagamento de muitas contas, mantenha na
sua mesa uma calculadora, caneta, bloco de rascunho, ou seja, tudo aquilo que
for auxiliar na sua tarefa. Assim torna-se mais fácil e eficiente realizá-la,
evitando que você perca tempo a procura do que lhe falta.
- Sempre que retirar algo do lugar, guarde-o
novamente. Caso não seja possível guardar logo após ter utilizado, espere o fim
do expediente e o faça. Mantenha a ordem e evite que quando outra pessoa for
procurar o objeto, não o encontre.
- Pense na ergonomia. Se durante o período de
trabalho você se sente desconfortável, com dores, sente-se sempre sob pressão,
fica estressado, ou sente que o trabalho está monótono demais, é o momento de
repensar o trabalho. Alguma coisa está fora do eixo. Certifique-se de estar
trabalhando com a iluminação adequada, se o ambiente tem uma temperatura
agradável, se lhe são oferecidos intervalos para descanso (principalmente para
quem trabalha com computador por longos períodos), etc. Existem muitas formas
de melhorar o desempenho no ambiente de trabalho, apenas corrigindo erros
ergonômicos. Identifique quais são os seus e conserte-os.
Após a identificação de todos os itens
mencionados anteriormente, fica mais fácil montar um plano de ações para criar
medidas que serão aplicadas na melhoria do desempenho organizacional do
escritório.
Viu como não tem muito mistério? Basta ser
aplicado e não deixar para depois, que os problemas acabam sendo resolvidos!
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