FONTE:
DDS Online
A falta de conhecimento e falta de interesse em seguir procedimento
João auxiliar de produção, funcionário de uma empresa fabricante de estrutura metálica, saiu de férias em dezembro e aproveitou para pintar sua casa de madeira de quatro cômodos com tinta à base de óleo.
João era supersticioso, não gostava que os vizinhos olhassem para a sua casa, pois achava que a inveja dos vizinhos, poderia afetar o bom serviço o qual estava realizando.
Fechou porta e janelas e fez a preparação da tinta e, pois, se a pintar as paredes.
Maria sua mulher, encontrava-se lavando roupas na pequena lavadeira e foi dar uma espiadinha, ao abrir a porta viu que um dos cômodos já estava pintado e encontrava-se muito bem-feito, elogio João seu marido.
Exclamando:
_Nossa como está ficando bonita!
Saindo em seguida, dizendo vou no mercadinho comprar um refrigerante para nós.
Fechando a porta.
João exclamou:
_vai quero terminar ainda hoje!
O mesmo já se encontrava com irritação das vias respiratórias, além de dores de cabeça, quase desmaiando com náuseas.
Devido a Inalações das concentrações dos vapores.
Maria foi até o mercadinho e trouxe uma Coca cola para agradar o maridão.
Ao abrir a porta viu João deitado e exclamou.
Mas ora, falou que queria terminar hoje e está dormindo!
E chutou o traseiro do João, mas nada de João, quando se deu por conta, viu que João encontrava-se desmaiado, e, pois, se a pedir socorro aos vizinhos.
Os quais chamaram o SAMU e João foi encaminhado ao hospital com um grave quadro de intoxicação por inalação dos vapores tóxicos dos solventes.
Moral da história:
Por falta de conhecimento da FISPQ (Ficha de Segurança do Produto Químico) ou interesse de se precaver lendo ao menos a rotulagem das embalagens para seguir alguns procedimentos de segurança, e usar EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), constantemente ocorre esses acidentes nas áreas de trabalho ou nos afazeres domésticos.
A falta de habito a leitura e achar que segurança é só na empresa.
OBS:
Esse DDS foi cedido gentilmente pelo colega Maurício Orchulhack (Técnico de Segurança do Trabalho). Obrigado Maurício pela contribuição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário