DDS . Atos inseguros, condições inseguras
Finalidade: Conscientizar para medidas de prevenção de acidentes. Definir conceitos.
Um ato inseguro é algo que uma pessoa faz e que pode causar um acidente ou um ferimento.
Vamos responder as seguintes perguntas:
Você alguma vez utilizou uma ferramenta ou um equipamento que você não sabia muito bem como operar?
Você alguma vez carregou uma pilha de caixas que bloqueava a sua visão quando você caminhava?
Você alguma vez deixou algo no corredor em que alguém poderia vir a tropeçar?
Quando você anda de carro e sabe que irá rodar apenas uma distância curta, às vezes você não usa o cinto de segurança?
Se você respondeu com um “sim” a qualquer uma destas perguntas, você cometeu um ato inseguro no seu trabalho ou na sua vida pessoal.
Condições inseguras são o resultado de atos inseguros. Vamos ver um caso que mostra como um ato inseguro de alguém criou uma condição insegura.
Um colaborador derramou óleo lubrificante no piso, mas não limpou o local. Mais tarde um outro funcionário, ao passar ali, escorregou no óleo e machucou seu braço.
Pense neste acidente: a pessoa que derrubou o óleo e não limpou a área cometeu um ato inseguro. Se tivesse limpado o chão após ter acontecido este ato inseguro, não teria criado uma condição insegura.
A terminologia “Ato Inseguro” atualmente é fortemente combatida por muitos profissionais e estudiosos da prevenção de acidentes.
Esclarece-se aqui que de forma alguma a terminologia está sendo utilizada com o propósito de culpar as pessoas envolvidas em incidentes e acidentes. O que se pretende é lançar o alerta para pequenas falhas do dia-a-dia que, se evitadas, podem auxiliar muito a todos nós prevenirmos acidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário