sábado, 4 de junho de 2016

EPIDEMIOLOGIA





EPIDEMIOLOGIA

Investigação epidemiológica sobre LERs e DORTs relacionado ao esforço físico e trabalho repetitivo na construção civil.


As condições de saúde dos trabalhadores da constrição civil, assim como dos trabalhadores de uma forma geral, dependem fundamentalmente das relações entre as exigências e condições de realização do trabalho, denominadas genericamente de cargas de trabalho, derivadas do contexto e das características da organização do trabalho, nesse caso, da atividade do operário. A avaliação das condições de trabalho, a partir das suas dimensões físicas e psicológicas, permite ampliar o grau de compreensão acerca da percepção das condições de trabalho, dos riscos e evidências de processos de adoecimento.
As patologias denominadas genericamente de Lesões por Esforços Repetitivos (LERs) /Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs), apresentando sinais e sintomas de inflamações dos músculos, tendões, dos membros superiores, cintura escapular e pescoço, entre outros, têm chamado a atenção não só pelo aumento da sua incidência, mas por existirem evidências de sua associação com o ritimo de trabalho. O exercício profissional obriga que o trabalhador da construção civil utilize na execução das tarefas os membros superiores freqüentemente com repetitividade de um mesmo padrão de movimento, compressão mecânica das estruturas localizadas na região, assumindo posturas incorretas, utilizando força excessiva. O presente estudo utilizou o método




epidemiológico transversal para buscar evidências da existência da relação entre as tarefas executadas pelo operário da construção civil e as LERs/DORTs.
 Ombro/braço, punho/mão e pescoço são as regiões mais afetadas. Finalmente, o presente estudo é mais um indicativo de que as tarefas executadas estão expondo esses profissionais a um risco considerável a adquirir LERs/DORTs.
As principais ocupações associadas às LERs/DORTs são:
  • Trabalhadores de montagem de aviões, de carros e do setor de eletrônica;
  • Engarrafadores, empacotadores e transportadores;
  • Trabalhadores da produção de carvão (coque), da construção civil, da produção de pneus e artefatos de borracha;
  • Polidores, açougueiros, caixas, motoristas, inspetores, mineiros, músicos, secretárias, datilógrafos e garçonetes;
  • Cortadores e costureiras de tecidos, preparadores de alimentos, fabricantes de malas e processadores de carnes e aves;
  • Verificadores de gêneros alimentícios e fabricantes de produtos de tecelagem;
  • Fabricantes de metais, estofadores e usuários de ferramentas vibratórias;
  • Trabalhadores de jornais e da manufatura de artigos oftalmológicos; e
  • Trabalhadores dos correios, intérpretes de linguagem de sinais e usuários de terminais de vídeo





Investigação epidemiológica realizada na Construtora Marluc Lltda na construção do fórum de Porecatu PR
Através de entrevista realizada com os 86 trabalhadores e analise de atestados de afastamento dos trabalhadores evolvido na construção
Concluímos que 3% dos funcionários pesquisador já estiveram  afastado por problema relacionado a LER ou DORT.
Após analisado todos os dados pela a equipe do (PCMSO) Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
Recomendou-se em palestra ministrada por um técnico de segurança do trabalho melhora na postura ao levantar pesos e diminuir o ritimo no trabalho repetitivo e esforço físico.

Divulgado em todos os setores da obra, a tendência e por em pratica as recomendações prestada pelo profissional da segurança do trabalho, e diminuir os afastamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário