Relacionamento
interpessoal, o que é isso?
Durante o período de trabalho, as pessoas se veem diante das
mais diversas situações. Para saber como lidar com cada uma delas, é necessário
que haja um convívio com os demais. Daí surge um conceito denominado
“relacionamento interpessoal”.
Quando nos relacionamos com uma ou mais pessoas, estamos
promovendo o relacionamento interpessoal. Esses relacionamentos são movidos por
emoções, atitudes, sentimentos, etc. De acordo com o grupo no qual nos
encontramos, nos portamos de diferentes formas. Por exemplo, em família, no
trabalho, com os amigos, etc.
Portanto, um dos fatores que serve de impulso para a carreira
é a forma pela qual os relacionamentos se realizam. Quando existe
comprometimento na realização das atividades, o sucesso profissional aparece
como consequência das ações realizadas.
Antigamente o mercado de trabalho visava basicamente às
habilidades técnicas, a prática, o tempo de trabalho, etc. Hoje ganhou-se
espaço para as habilidades comportamentais de flexibilidade, inteligência
emocional, criatividade, pró-atividade, dentre outras. Não basta que alguém
seja um excelente profissional sem que possua a percepção de que cada pessoa é
única e que deve haver respeito em relação às diferenças de cada um.
A forma de agir e pensar tem influência direta nos
relacionamentos no ambiente de trabalho. Por exemplo: quando uma pessoa vai
trabalhar mau humorada, sem motivação, desconcentrada, aquele que costumava ser
um ambiente sadio acaba contaminado pelas energias negativas provenientes dessa
pessoa. Mas, se ao invés disso, houver a instauração de um clima harmônico,
positivo, onde o respeito às diferenças predomina, o ambiente se tornará sadio,
propício ao desenvolvimento de atividades.
E como fazer para manter a saúde do ambiente de trabalho?
A base de tudo está no respeito e na responsabilidade
individual. Antes de haver comunicação com as outras pessoas, é essencial que
cada um saiba quais são suas qualidades e defeitos, para que possa, em conjunto
com os demais, unir forças em prol do bom desenvolvimento do trabalho.
Antes costumava-se dizer que “os problemas pessoais ficam da
porta pra fora, na empresa todos são profissionais”. Porém, hoje o mercado já
reconhece que os trabalhadores são seres humanos, e como tais, possuem
sentimentos e emoções, e que os relacionamentos interpessoais são baseados
nessas características. Portanto, o autoconhecimento (conhecimento pessoal)
deve ser trabalhado diariamente, para que o trabalhador seja capaz de assumir o
controle de suas emoções, não deixando que estas o afetem durante a jornada de trabalho.
Vejamos então algumas dicas para melhorar o relacionamento
interpessoal:
- Desenvolvimento de espírito de cooperação e trabalhos em
equipe;
- Realização de pesquisas periódicas de clima organizacional;
- Manter um canal de comunicação aberto com a equipe, para
minimizar tensões acerca dos relacionamentos;
- Desenvolvimento de gestão participativa;
- Desenvolvimento de diálogos francos com todos os membros da
equipe, facilitando o feedback (resposta);
- Respeitar as diversidades pessoais e culturais;
- Estabelecer um clima de confiança entre os membros da
equipe.
Nunca se esqueça que, para aprender a lidar com outras
pessoas, é essencial que aprenda a lidar com você mesmo. O crescimento
profissional é baseado em relacionamentos. Relacione-se bem, para conseguir
vencer na vida!
Fonte ddsonline.com
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