segunda-feira, 6 de maio de 2013

Formas mais comuns de acidentes no lar


Formas mais comuns de acidentes no lar

Cada vez mais recebemos informações sobre segurança em nossos locais de trabalho, entretanto, grande parte destas informações acaba por nos capacitar a perceber os riscos existentes em nossos lares.
Nosso lar deve ser um local seguro, portanto, a falta de cuidado e atenção pode fazer com que ele se transforme em um local perigoso. As estatísticas indicam que acidentes fatais no lar são mais freqüentes do que imaginamos. As formas mais comuns de acidentes no lar estão ligadas a quedas, queimaduras, envenenamento, choques, asfixia e outros.
Agora pense em como os pontos a seguir se aplicam a sua casa.
Quedas
A maioria das quedas ocorre em casa. Mas, se forem tomadas algumas precauções, pode-se reduzir muito os riscos. Ninguém está livre de uma queda. Mas, você pode preveni-la tomando alguns cuidados por verificar constantemente as condições de segurança de sua casa.
- Coloque corrimãos firmes (se possível, dos dois lados), fitas adesivas antiderrapantes nos degraus e interruptores de luz nas extremidades da escada.
- Mantenha as escadas desobstruídas, em boas condições e bem iluminadas.
- Piso antiderrapante na cozinha, no banheiro e nas áreas de serviço.
- Grade de proteção no alto da escada se houver crianças na casa.
Queimaduras
Na cozinha as panelas devem ficar com os cabos para dentro do fogão ou da mesa, isso evita que crianças pequenas puxem os cabos e o líquido quente caia sobre elas causando graves queimaduras. Em queimaduras, não use nenhum medicamento ou produto no local. No máximo, lave com água e procure socorro médico. Nunca deixe uma panela com óleo esquentando no fogo enquanto vai fazer outras coisas. O risco de queimaduras e incêndio é muito grande.
Envenenamento
Não deixe substâncias tóxicas ao alcance das crianças. Todos os produtos de limpeza, pesticidas, medicamentos e produtos de beleza devem ficar guardados em armários e gavetas trancados com chave, longe do alcance das crianças. Produtos inflamáveis como álcool ou removedores, devem ser mantidos longe do fogo.
Choques: Não conserte antenas ou aparelhos elétricos de forma improvisada, sem conhecimento técnico. Ao trocar lâmpadas desligue a chave geral antes de fazer a troca. Não deixe as crianças mexerem em tomadas. As tomadas devem possuir protetor e os fios dos eletrodomésticos devem ficar ocultos, evitando assim que a criança leve choques elétricos.
Asfixia
O envenenamento por monóxido de carbono provocado por aquecedores domésticos com defeito é muito comum. O monóxido de carbono é a maior causa de envenenamento no local de trabalho e em ambiente doméstico. Para evitar os perigos do monóxido de carbono peça que um profissional faça a manutenção regular de todos os aparelhos. Atualmente existem diversos tipos de alarmes domésticos que detectam a presença de monóxido de carbono. Sempre tenha a máxima cautela ao usar aparelhos que podem emitir monóxido de carbono.
·                                 Verifique constantemente as condições de segurança de sua casa.
·                                 Não hesite em fazer consertos e melhorias.
·                                 Um lar seguro é responsabilidade de todos os que moram nele.
Conscientize também toda a sua família.





Nenhum comentário:

Postar um comentário