Conhecendo a CIPA - o perfil ideal do Cipista
Nunca foi tão relevante como na atualidade o foco na segurança no ambiente corporativo! Já dizia o antigo ditado popular que a vida não tem preço e que investir em segurança não é caro, porque a vida é o nosso maior patrimônio. Não é verdade?
Raciocinando em torno desses valores, como Cipista, vamos destacar nesse DDS, o valor que a CIPA representa para os trabalhadores e os objetivos na empresa. Inicialmente, definimos CIPA, como Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A NR (norma regulamentadora) que rege diretrizes e atribuições para a CIPA é a NR-05.
COMO ORGANIZAR A CIPA EM SEU TRABALHO?
A lei estabelece que em uma unidade os trabalhadores concursados, celetistas, estatutários, os contratados em caráter emergencial para atender necessidade temporária, os empregados de empresas prestadoras de serviços e os empregados que exercem cargos de livre provimento em comissão podem participar ativamente na CIPA.
IMPORTANTE: A CIPA se reunirá uma vez por mês, em local previamente combinado e durante o horário normal de expediente. Poderão fazer reuniões extraordinárias em situações atípicas. Organizarão a reunião com pautas definidas ou não. Digno de ressaltar é que o plano de ação para a sua gestão é estratégica para o rumo das melhorias. Todas as ações estratégicas avaliadas e aprovadas pela comissão deverão ser registradas em atas. Os cipistas ou cipeiros eleitos gozarão de estabilidade por 02(dois anos).
Dentre os vários objetivos da CIPA, podemos citar:
Identificar os riscos em potencial no ambiente de trabalho;
- Estabelecer um plano de ação preventiva dos acidentes;
- Realizar inspeções de segurança no ambiente de trabalho;
Divulgar aos demais empregados informações relativas à segurança e à saúde no trabalho;
Promover anualmente a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) visando ações de neutralização dos acidentes.
PERFIL DE UM CIPISTA OU CIPEIRO:
1- Conhecer seu ambiente de trabalho, tendo visão geral dos riscos da área;
2 - Detectar as fontes de risco e propor as medidas neutralizadoras de controle;
3 – Ser exemplar em conhecer as normas de segurança e aplicá-las;
4 – Demonstrar iniciativa, ser proativo e buscar apoio na solução dos riscos;
5 – Ser observador e ter espírito de equipe, interagindo em conjunto visando às melhorias e medidas para a saúde e segurança dos trabalhadores.
REFLETINDO: Trabalhador ajude a CIPA a promover ações de prevenção dos acidentes em sua área de trabalho e na eleição, vote e participe. Sua participação é importante neste processo. Pense nisso! Você também faz parte do processo!
Autor e Colunista: Marcos Paixão Lemos - Cipista na Vale S/A
FONTE www.ddsonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário