sábado, 1 de dezembro de 2012

PREVENÇÃO AS DROGAS



MAURICIO OLIVEIRA

 CUIDADOS COM A SAÚDE: PREVENÇÃO ÀS DROGAS


Se o seu amigo usa drogas e você não fala nada, que droga de amigo é você?
Se você optou por não usar drogas, sorte sua. Mas se algum amigo seu tomou a decisão errada. a sorte dele pode depender de outras pessoas. Inclusive de você. Muitos jovens vêm seus melhores amigos indo em direção a um beco sem saída e não fazem nada para ajudá-los.
Na maioria das vezes esta passividade tem explicação: medo de ser careta. Careta mesmo é rotular as pessoas. Escolher não usar drogas significa que você tem auto-estima, segurança e gosta de viver.
É óbvio que não existe nada de errado em querer ajudar alguém de que você gosta. Raramente o drogado tem dificuldades de enxergar com clareza o tamanho da encrenca que se meteu. Dependendo da droga, o processo de desintoxicação pode ser muito doloroso. O tratamento é longo, caro e sempre existe o risco de uma recaída depois da recuperação. A falta de informação também é um dos motivos que levam as pessoas a experimentar drogas. Só quem sabe a extensão dos prejuízos que cada tipo de drama provoca no organismo pode pesar as conseqüências e decidir se vale à pena ou não correr este risco.

Cocaína e Crack:
Provocam a sensação de poder, euforia, perda da fome, do sono e do cansaço.
Em doses elevadas, causam aumento de temperatura, convulsões e aumento dos batimentos cardíacos, podendo resultar em paradas cardiorrespiratórias, e colapso do sistema nervoso central. O Crack provoca lesões cerebrais irreversíveis. É também uma das drogas de maior poder viciante, levando apenas 15 segundos para chegar ao cérebro e 15 minutos depois o usuário já sente a necessidade de inalar novamente a fumaça para fugir da crise de abstinência, desgaste físico, prostração e depressão profunda.

Ácido (LSD):
Causa alucinações, distorções perceptivas, fusão dos sentidos (o som parece adquirir forma). As reações dependem da personalidade e da sensibilidade de cada um. Em alguns casos podem ocorrer as “más viagens”: ansiedade, pânico, mania de perseguição, sensação de deformação do próprio corpo e de morte iminente. Pode causar delírios, convulsões, dependência psicológica e morte.

Maconha:
Sensação de calma e relaxamento, vontade de rir. Produz dependência psicológica. O uso prolongado Pode afetar os pulmões, a memória e temporariamente a libido e a produção de óvulos e espermatozóides. Diminui a capacidade de concentração.
Fumar na adolescência acarreta mal desempenho na escola e diminui as possibilidades profissionais na vida.

“O uso de drogas lícitas (álcool, fumo) e ilícitas no ambiente de trabalho pode acarretar em acidentes pessoais das mais variadas formas, podendo ter conseqüências graves a todas as pessoas envolvidas no processa produtivo.”



  CUIDADOS COM A SAÚDE: A DROGA DO ÁLCOOL


A Droga do Álcool
Existe uma droga legal, no sentido do Código Penal Brasileiro, que pode ser adquirida e consumida em qualquer esquina, rua ou loja de qualquer cidade pequena ou média. E o álcool, puro, misturado disfarçado com xaropes de frutas. Da mesma forma que as chamadas drogas pesadas - ou ilegais - causam prejuízos físicos e materiais a pelo menos 10% da população brasileira. Mata mais rapidamente do que diz o folclore. E mata não só de doenças do aparelho hepático (fígado), mas cardíacos e cerebrais. É uma doença reconhecida pela OMS - Organização Mundial da Saúde, como progressiva e incurável. Atinge não só o doente, mas também a família e a sociedade.
O principal sintoma de uma pessoa compulsivo pelo Álcool é o desejo incontrolável de beber.

O Normal e o Doente:
Uma das discussões mais polêmicas do alcoolismo é a que indaga, onde termina o beber normal e começa a doença.
Um critério mais abrangente é o que considera ocorrer alcoolismo quando existe a perda da liberdade sobre o ato de beber. Isto é, quando se bebe costuma-se normalmente levar em conta se a ingestão de álcool naquele momento é adequada, se não vai interferir com algum compromisso pessoal ou profissional.
Já para o alcoólatra, esta capacidade de decisão fica perdida, ele vai beber independente das complicações para si e para os outros. O dia passa a ser planejado em função do beber.

O processo de transição é longo, ninguém bebe normalmente num dia e começa alcoólatra no outro. Começar a beber pela manhã é um sinal da doença.

O álcool destrói o homem, a família e prejudica todos os segmentos da sociedade em proporções devastadoras.

Um dos tratamentos mais eficazes e conhecidos de todos, é gratuito sem distinção de classe social, sexo, religião. E o proporcionado pelo grupo de Alcóolicos Anônimos, o único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber.

Se você tem algum familiar, colega ou conhecido dependente de drogas  converse com a pessoa e a ajude a procurar assistência.

                          “Nunca é tarde para tirar uma vida do abismo das drogas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário