quinta-feira, 27 de junho de 2013

O que é Check list?

O que é Check List




O que é Check list?
Check list, lista de tarefas ou lista de checagem, é uma lista de verificação que varia de acordo com o objetivo e local em que é utilizada.

São vários os tipos de Check lists, dentre os mais usados estão:
- Os de segurança;
Para que serve?
Serve para evitar que principalmente em tarefas longas possamos esquecer os itens importantes.
Serve como um lembrete dos passos a serem seguidos para se obter sucesso na atividade.

Onde é necessário usar o Check list?
  
- Verificações de segurança:
Para verificar equipamentos que podem gerar riscos por falta de manutenção, por estarem estragados ou por falta de segurança de algum modo.
Para verificar condições de instalações.
Para verificar e organizar o funcionamento de algum órgão interno de segurança da empresa, exemplo: SESMT, CIPA.

- Casamentos:
Muito útil para facilitar o cumprimento de uma série de compromissos em uma ordem pré-definida, evitando esquecimentos, prejuízos e atrasos. Já imaginou chegar no meu da festa e ver que faltou a vela do bolo, o fotógrafo, a comida foi pouca, esqueceu de convidar alguém especial? Tudo isso pode ser evitado com um bom Check list. 
casamento, check list,
Imagem autor: Jonata
- Compras
É importante para definir com antecedência,  programação e inteligência, o que temos a disposição ($) antes da ida ao supermercado.

Como fazer um Check list?
Isso irá depender da finalidade do referido Check list.
Veja como fazer 3 tipos diferentes de Check list

- Check list de segurança
Quando feito para máquinas é necessário que conheça bem o equipamento, saber detalhes sobre funcionamento. Só assim conseguirá perceber itens que se estiverem defeituosos serão possíveis causadores de acidentes. 

 segurança, check list
É importante conter no formulário do Check list de segurança:

C, significa “conforme” quer dizer que a condição está dentro do padrão desejável. Que o equipamento está com a devida condição de uso.

NC, significa “não conforme” quer dizer que a situação está fora do padrão e necessita de cuidados para que torne ao padrão desejado.

NA, significa “não aplicável” quer dizer que o item do Check list não se aplica à situação, seja lá por qual motivo for.

- Itens Críticos
Na maioria dos Check lists não tem, embora seja muito importante.
É um item impeditivo ou seja, é usado para impedir o funcionamento do equipamento que está inconforme. É um item que tenta dizer, “não use esse equipamento antes de regularizá-lo, pois este item defeituoso causa até risco de morte”.
É recomendado que todo Check List de máquina ou equipamento tenha definido os itens críticos (se necessário for), isso evita que o equipamento funcione em condições de causar risco ao operador e as pessoas que estão no mesmo ambiente.
Para selecionar um item como crítico, podemos usar asterisco (*) ou negrito, ou criar algo que destaque o item dos demais.
Um modelo com itens críticos aqui.
  
Terminando…
De posse de um formulário nos moldes dos passos descritos acima, é só ir colocando os itens a serem verificados de forma consciente para que o formulário seja eficaz. Assim se faz um Check list de segurança.


- Check list de casamento
Para fazê-lo é importante definir prioridades, gastos e vários outros detalhes, exemplo compra do vestido, lista de convidados, decoração da igreja, comes e bebes, enfim, Check de casamento é formulário um tanto complexo.
Para os interessados, no link tem uma matéria detalhada sobre o tema: Check List para a noiva.
  
- Check List de compras
É importante definir a quantia de dinheiro que poderá usado nas compras para evitar gastos excessivos. 
Ao usar o Check list de compras só adquirimos os itens indispensáveis para o bom funcionamento do lar, conseguindo economizar e ganhar tempo. 
comprar, check list, organizar, gastos
Imagem autor: Rama
Fazer um Check List de compras é interessante até para manter a organização nessa atividade que tão desgastante. Imagine um supermercado cheio de opções, se não souber o que precisa, fica difícil não é mesmo!

Itens importantes:
- Quanto se pode gastar;
- O que comprar;
- Se irá parcelar a compra, se for, é importante definir.

Então é isso. Vamos nos organizar para utilizar melhor tempo e dinheiro…

Tudo que é organizado flui melhor, então, que tal aderir ao Check list?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário