segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DDS



DIALOGO DIARIO DE SEGURANÇA QUAL SUA IMPORTANCIA




A importância do DDS ( Diálogo Diário de Segurança)
Objetivos:
Gerais: Salientar a importância que os DDS tem no ambiente de trabalho, detalhando seus objetivos , eficácia e sua aplicabilidade diária.
O que é DDS? 
 A sigla DDS significa Diálogo Diário de Segurança. Algumas vezes, também é usada a expressão DDSMS, ou seja, Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.Trata-se de um método usado na prevenção de acidentes e impactos ambientais. Com o DDS,os princípios básico de Segurança, Meio Ambiente e Saúde são disseminados em toda a organização.A metodologia consiste na realização de uma breve reunião diária, com duração de aproximadamente 15 minutos.Nossa experiência mostra que embora o DDS convencional seja uma excelente metodologia para conscientizar os colaboradores da empresa sobre as questões pertinentes às suas atividades, na prática a sua implementação sofre uma série de dificuldades.Entre as principais razões encontradas podemos citar:- assunto apresentado de forma confusa e com linguagem inadequada, sem considerar o nível de entendimento dos participantes;- falta de habilidade para falar em público do apresentador e dificuldade em transmitir o conhecimento;- apresentação feita de forma monocórdia através da leitura de um texto.Tendo identificado estes problemas nas empresas, foi detectada a necessidade de criar uma forma mais eficiente e atraente para apresentar o DDS.
Temas Abordados:
 O DDS aborda uma grande variedade de temas, tais como:Cuidados com o uso de solventes;Poluição causada por produto químico;Armazenamento de produtos inflamáveis;Riscos do choque elétrico;Proteção das mãos;
Importância do uso do equipamento de proteção individual;Riscos do ruído;Acidentes em escritório.
Implementação de DDS:
 Sugere que, ao implementar o DDS na sua empresa, sejam seguidas as seguintes recomendações:Convide profissionais de outras áreas da empresa para falar sobre temas técnicos. Médicos,enfermeiros, psicólogos, engenheiros ou técnicos são boas opções para dinamizar mais a reunião.
Incentive a participação do grupo durante a reunião, para aumentar o interesse e deixar mais dinâmico.Diversifique os temas e use recursos audiovisuais, sempre procurando assuntos interessantes e atuais. Ouvir os colaboradores pode ser uma boa fonte de inspiração para temas de DDS,além de situações do dia-a-dia. Peça sugestões de DDS no jornal interno da empresa. Dê brindes para quem sugerir temas.Não se esqueça que o objetivo do DDS é criar condições para que os trabalhadores possam trocar informações, apresentar ideias, comentar dúvidas e dificuldades relacionadas à Saúde,Segurança e Meio Ambiente.Use uma linguagem clara e simples, sem apelar para jargões e termos dúbios ou de difícil entendimento.Uma reunião típica leva de 5 a 15 minutos, mas se houver interesse do grupo, não há problema em prorrogar um pouco mais, mas sem impactar a rotina de trabalho.Embora se recomende que o DDS seja feito diariamente, algumas equipes preferem fazê-lo  com outra periodicidade. Entretanto, nestes casos, a eficácia da metodologia pode ser reduzida. Para equipes operacionais, com maior exposição ao perigo, sugerimos manter reuniões diárias para aumentar o estado de alerta.Explique para a empresa o que é DDS. Faça a primeira reunião apresentando o conceito do DDS.
Inclua o tema DDS na integração dos novos colaboradores da empresa.Mantenha um registro da realização do DDS. Algumas empresas certificadas em normas
ISO9001,
ISO 14001 e OHSAS 18001 incluem o DDS nos seus Programas de Treinamento.








Nenhum comentário:

Postar um comentário