sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

DDS DO RELACIONAMENTO


RELACIONAMENTO INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL.

Segue em anexo ficha de presença de funcionários.
Comentou-se a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal entre os funcionários.
RELACIONAMENTO:
Desenvolvimento pessoal e interpessoal: a importância das relações dentro e fora do trabalho
É comum ouvir o comentário que se refere ao homem como um ser social por natureza: almeja a convivência com seu semelhante. Isso é possível perceber nos vários momentos de nossa vida (trabalho, no lazer, etc.), nos quais por opção ou não nos encontramos sempre próximos às outras pessoas. As características psicológicas de cada indivíduo se desenvolvem no decorrer da vida, na medida em que são estabelecidas interações com o meio no qual se está inserido. Sendo assim, supomos que a partir da interação do indivíduo em seu ambiente de trabalho, este pode influenciá-lo e ser influenciado por ele.
INTRAPESSOAL:
O relacionamento intrapessoal refere-se à capacidade do indivíduo de conhecer a si mesmo, controlar suas emoções, administrar seus sentimentos, projetos, podendo assim construir um modelo de si mesmo e utilizar esse modelo a favor de si na tomada de decisões. Este relacionamento permite que o indivíduo conheça suas capacidades e possa usá-las da melhor forma possível. Supõe a capacidade de compreender a si mesmo, de ter um modelo útil e eficaz de si, que inclua os próprios desejos, medos e capacidades de empregar esta informação com eficiência na regulação da própria vida. Manifesta-se positivamente em pessoas possuidoras de boa auto-estima e capazes de boa interação, como yogues, pacifistas, terapeutas.
INTERPESSOAL:
O relacionamento interpessoal é a competência através da qual o indivíduo se relaciona bem com as outras pessoas, distinguindo sentimentos (intenções, motivações, estados de ânimo) pertencentes ao outro, buscando reagir em função destes sentimentos. Esta capacidade permite a descentralização do sujeito para interagir com o outro. Mostra a capacidade de uma pessoa para entender as intenções, as motivações e os desejos alheios e, em conseqüência, sua capacidade para trabalhar eficazmente com outras pessoas. Este relacionamento se manifesta de forma positiva em professores, médicos, líderes religiosos, etc.
O bom relacionamento entre os funcionários é muito importante para a segurança no trabalho.
Falamos também os riscos existente na carpintaria no uso da serra elétrica de mesa, e o trabalho em altura, foi indicado os E.P.Is corretos para este trabalho.

Mauricio de oliveira Téc.seg. trab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário